O tagging é uma das componentes mais importantes da Web 2.0. Permite-nos classificar e organizar a informação web por categorias ou temas através da atribuição de etiquetas (tags).
19segunda-feira,de
19
segunda-feira,
de
17sábado,de
17
sábado,
de
Web... qualquer coisa!
Tenho a certeza de que até as pessoas mais desatentas já se aperceberam das potencialidades que a Internet oferece a cada minuto. É um meio em constante desenvolvimento que, apesar de ainda estar a dar os primeiros passos, dá origem a conceitos estranhos como o de Web 2.0.
Este termo é utilizado para classificar a segunda geração da World Wide Web, na qual é possível receber, transformar e publicar informação. Já não recorremos à Internet apenas para pesquisar ou simplesmente navegar pelo mundo, mas também para darmos a nossa opinião. Assim, a Web 2.0 caracteriza-se pela existência de um ambiente on-line mais dinâmico, já que é possível colaborar na organização do seu conteúdo. Um exemplo do que acabo de referir é a enciclopédia Wikipédia, cujo recheio informativo é disponibilizado pelos usuários. Este texto incluido no meu blog é mais uma evidência da interactividade da Web 2.0.
Deste modo, a segunda geração da World Wide Web tem por base o poder do usuário, desfrutando de ingredientes como a simplicidade e o direito democrático de colaboração.
Tal como tive oportunidade de ler, o mote da Web 2.0 parece ser o seguinte: "Concordem, discordem, colaborem (..). Só não vale é continuar 1.0!"
Esquissos de Mariana Albuquerque 0 comentários
Marcadores: Web 2.0
12segunda-feira,de
12
segunda-feira,
de
Subscrever:
Mensagens (Atom)