A TROFA E O METRO

Câmara Municipal da Trofa emite comunicado sobre a construção da linha do metro


O Metro do Porto, rede de caminhos de ferro electrificada e repartida em cinco linhas, é o maior investimento no sector dos transportes em curso na União Europeia. A grandeza do projecto espelha-se nas 68 estações distribuídas por 60 quilómetros de linhas.

As obras foram planificadas em duas fases. Apesar de no dia 27 de Maio de 2006, o Primeiro-Ministro ter dado como concluída a primeira fase, algumas secções nela previstas não foram construídas. As linhas ISMAI-Trofa, João de Deus-Santo Ovídio e Póvoa de Varzim-Barreiros foram bloqueadas pelo Governo após a análise das suas contas. No concelho da Trofa, uma linha de comboio foi desactivada para a construção da linha do metro, mas, até hoje, não há sinais do início das obras.

No seguimento das notícias publicadas sobre a situação do metro nesta cidade, a Câmara Municipal emitiu um comunicado, no dia 12 de Abril. Esclareceu que considera indiscutível o lançamento da obra em Março de 2008. Acerca deste ponto, o Vice-Presidente, António Pontes, explicou que, como a obra da primeira fase correspondeu à via única, a linha da Trofa não poderia estar incluída, uma vez que se pretende a duplicação. Acrescentou ainda que tudo está a ser feito para que a obra arranque no tempo previsto e com concurso isolado. “Se a linha da Trofa integrar o concurso global para o regime de concessão da segunda fase, nada nos garante que a obra arranque antes de 2009. É esse calendário que achamos de todo imoral”, rematou o Vice-Presidente.

Neste comunicado defendeu-se que, embora “redundante”, ninguém na Trofa se opõe à realização de um novo estudo relativo à linha, desejado pelo Governo. “Pedir um novo estudo parece mais um pretexto para emperrar as negociações”, referiu António Pontes. Esta opinião é também partilhada por Jaime Toga, colaborador no “Notícias da Trofa”. “A Junta Metropolitana do Porto realizou estudos sobre a utlização dos transportes alternativos. Os resultados existentes são favoráveis à duplicação da linha de Metro para a Trofa”, mencionou.

O comunicado refere ainda que a execução da linha até à Trofa se afirma como “uma questão de dignidade do Estado”, já que poderá unir a região do Ave à Área Metropolitana do Porto. Em relação à notícia da supressão do troço ISMAI-Trofa proposta ao Governo, Pontes afirmou que “a Metro do Porto propôs a supressão do troço em via única, para que se pudesse arrancar com a duplicação da linha”.

Apesar da posição demonstrada no comunicado da CMT, Jaime Toga acredita que há falhas da parte do Presidente. “Digam o que disserem, o poder negocial da Câmara da Trofa é muito reduzido. Era justo que Bernardino Vasconcelos reconhecesse que geriu mal este processo”.

2 comentários:

Andreia Azevedo disse...

Muito se tem falado sobre este tema...muito se discute...mas acima de tudo, muitas dúvidas têm surgido! Eu pessoalmente ponho em causa o total empenho do nosso presidente...é verdade que muitas decisões não partem apenas dele, mas será necessário falar e falar e prometer quando se sabe que as coisas vão demorar a sair do papel! Este é o problema deste país...muito se promete...

Helder disse...

Mariana, o "lead" está muito vago para o tema em causa. Devias começar logo com a questão do metro na Trofa. E o título...