Põe-te a milhas das pastilhas

O IBMC-INEB (Instituto de Biologia Molecular e Celular) está a desenvolver uma campanha de comunicação chamada “Põe-te a milhas das Pastilhas”.

O estudo provou que consumir ecstasy leva à degradação progressiva dos neurónios. Nesta campanha os investigadores deslocaram-se às escolas, a fim de alertar os alunos do 9.º ano para os efeitos prejudiciais das drogas no sistema nervoso.

Júlio Santos, chefe do Núcleo de Cultura Científica do IBMC-INEB explica que o público-alvo foi cuidadosamente escolhido: “9.º ano porque é o fim da escolaridade obrigatória e porque alguns estudos provam que muitos alunos do 10.º ano já consomem ecstasy. O ideal é, portanto, atingir esta fase de transição”.

A iniciativa surge no âmbito da comunicação de ciência desenvolvida no IBMC. “Tentamos construir uma campanha de comunicação, completamente desprovida de juízos morais. As únicas coisas que levamos às escolas são factos científicos explicados de forma simplificada”, explica Júlio Santos.

Até agora o "Põe-te a milhas" está a ter o efeito desejado. Tal como mencionou o coordenador do Núcleo de Cultura Científica “o projecto está embelezado com imagens gráficas muito apelativas para o público a que se destina”.


MarianAlbuquerque

0 comentários: