
Júlio Borlido Santos

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EXISTO...
"Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de Verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. (...) Venho à varanda e debruço-me para a noite (...). Mas esta simples verdade de que estou vivo, me habito em evidência, me sinto como um absoluto divino, certeza fulgurante de que ilumino o mundo, (...) esta verdade que me queima quando vejo o absurdo da morte (...)deix-me embrutecido, raivoso de surpresa e de ridículo... (...) Ah, ter a evidência ácida do milagre que sou, de como infinitamente é necessário que eu esteja vivo, e ver depois, em fulgor, que tenho de morrer. (...)"
Vergílio Ferreira
Existo.
Aparição de mim.
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A TROFA E O METRO
Câmara Municipal da Trofa emite comunicado sobre a construção da linha do metro
O Metro do Porto, rede de caminhos de ferro electrificada e repartida em cinco linhas, é o maior investimento no sector dos transportes em curso na União Europeia. A grandeza do projecto espelha-se nas 68 estações distribuídas por 60 quilómetros de linhas.
As obras foram planificadas em duas fases. Apesar de no dia 27 de Maio de 2006, o Primeiro-Ministro ter dado como concluída a primeira fase, algumas secções nela previstas não foram construídas. As linhas ISMAI-Trofa, João de Deus-Santo Ovídio e Póvoa de Varzim-Barreiros foram bloqueadas pelo Governo após a análise das suas contas. No concelho da Trofa, uma linha de comboio foi desactivada para a construção da linha do metro, mas, até hoje, não há sinais do início das obras.
No seguimento das notícias publicadas sobre a situação do metro nesta cidade, a Câmara Municipal emitiu um comunicado, no dia 12 de Abril. Esclareceu que considera indiscutível o lançamento da obra em Março de 2008. Acerca deste ponto, o Vice-Presidente, António Pontes, explicou que, como a obra da primeira fase correspondeu à via única, a linha da Trofa não poderia estar incluída, uma vez que se pretende a duplicação. Acrescentou ainda que tudo está a ser feito para que a obra arranque no tempo previsto e com concurso isolado. “Se a linha da Trofa integrar o concurso global para o regime de concessão da segunda fase, nada nos garante que a obra arranque antes de 2009. É esse calendário que achamos de todo imoral”, rematou o Vice-Presidente.
Neste comunicado defendeu-se que, embora “redundante”, ninguém na Trofa se opõe à realização de um novo estudo relativo à linha, desejado pelo Governo. “Pedir um novo estudo parece mais um pretexto para emperrar as negociações”, referiu António Pontes. Esta opinião é também partilhada por Jaime Toga, colaborador no “Notícias da Trofa”. “A Junta Metropolitana do Porto realizou estudos sobre a utlização dos transportes alternativos. Os resultados existentes são favoráveis à duplicação da linha de Metro para a Trofa”, mencionou.
O comunicado refere ainda que a execução da linha até à Trofa se afirma como “uma questão de dignidade do Estado”, já que poderá unir a região do Ave à Área Metropolitana do Porto. Em relação à notícia da supressão do troço ISMAI-Trofa proposta ao Governo, Pontes afirmou que “a Metro do Porto propôs a supressão do troço em via única, para que se pudesse arrancar com a duplicação da linha”.
Apesar da posição demonstrada no comunicado da CMT, Jaime Toga acredita que há falhas da parte do Presidente. “Digam o que disserem, o poder negocial da Câmara da Trofa é muito reduzido. Era justo que Bernardino Vasconcelos reconhecesse que geriu mal este processo”.
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Marcadores: Câmara Municipal da Trofa, metro
Nothing else matters...
"So close no matter how far...", assim começa uma das minhas músicas preferidas. Os Metallica nasceram em 1981 na Califórnia e desde então talento não lhes faltou...
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Marcadores: Metallica
Digg - mais um conceito da Web 2.0
Depois do conceito de tagging e no mesmo contexto da Web 2.0 surge o digg. "Diga lá outra vez?" - foi exactamente o que pensei quando me falaram deste novo termo.
Trata-se de um site de origem americana que apresenta links para notícias, vídeos e podcasts, escolhidos e enviados pelos próprios usuários. Os mesmos têm igualmente o poder de avaliar estes conteúdos através da atribuição de votos. O site agrupa, assim, social bookmarks (correntemente designados de favoritos que são disponibilizados na Internet para facilitar o acesso e a partilha de informações entre usuários), blog e feed (listas de actualização do conteúdo de um site).
As notícias do digg estão divididas em seis categorias: Tecnologia, Ciência, Mundo & Negócios, Desporto, Divertimento e Jogos.
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