Júlio Borlido Santos

Júlio Santos, chefe do Núcleo de Cultura Científica do IBMC-INEB (Instituto de Biologia Molecular e Celular)

ESPIRAL


EXISTO...

"Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de Verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. (...) Venho à varanda e debruço-me para a noite (...). Mas esta simples verdade de que estou vivo, me habito em evidência, me sinto como um absoluto divino, certeza fulgurante de que ilumino o mundo, (...) esta verdade que me queima quando vejo o absurdo da morte (...)deix-me embrutecido, raivoso de surpresa e de ridículo... (...) Ah, ter a evidência ácida do milagre que sou, de como infinitamente é necessário que eu esteja vivo, e ver depois, em fulgor, que tenho de morrer. (...)"

Vergílio Ferreira

Existo.
Aparição de mim.

A TROFA E O METRO

Câmara Municipal da Trofa emite comunicado sobre a construção da linha do metro


O Metro do Porto, rede de caminhos de ferro electrificada e repartida em cinco linhas, é o maior investimento no sector dos transportes em curso na União Europeia. A grandeza do projecto espelha-se nas 68 estações distribuídas por 60 quilómetros de linhas.

As obras foram planificadas em duas fases. Apesar de no dia 27 de Maio de 2006, o Primeiro-Ministro ter dado como concluída a primeira fase, algumas secções nela previstas não foram construídas. As linhas ISMAI-Trofa, João de Deus-Santo Ovídio e Póvoa de Varzim-Barreiros foram bloqueadas pelo Governo após a análise das suas contas. No concelho da Trofa, uma linha de comboio foi desactivada para a construção da linha do metro, mas, até hoje, não há sinais do início das obras.

No seguimento das notícias publicadas sobre a situação do metro nesta cidade, a Câmara Municipal emitiu um comunicado, no dia 12 de Abril. Esclareceu que considera indiscutível o lançamento da obra em Março de 2008. Acerca deste ponto, o Vice-Presidente, António Pontes, explicou que, como a obra da primeira fase correspondeu à via única, a linha da Trofa não poderia estar incluída, uma vez que se pretende a duplicação. Acrescentou ainda que tudo está a ser feito para que a obra arranque no tempo previsto e com concurso isolado. “Se a linha da Trofa integrar o concurso global para o regime de concessão da segunda fase, nada nos garante que a obra arranque antes de 2009. É esse calendário que achamos de todo imoral”, rematou o Vice-Presidente.

Neste comunicado defendeu-se que, embora “redundante”, ninguém na Trofa se opõe à realização de um novo estudo relativo à linha, desejado pelo Governo. “Pedir um novo estudo parece mais um pretexto para emperrar as negociações”, referiu António Pontes. Esta opinião é também partilhada por Jaime Toga, colaborador no “Notícias da Trofa”. “A Junta Metropolitana do Porto realizou estudos sobre a utlização dos transportes alternativos. Os resultados existentes são favoráveis à duplicação da linha de Metro para a Trofa”, mencionou.

O comunicado refere ainda que a execução da linha até à Trofa se afirma como “uma questão de dignidade do Estado”, já que poderá unir a região do Ave à Área Metropolitana do Porto. Em relação à notícia da supressão do troço ISMAI-Trofa proposta ao Governo, Pontes afirmou que “a Metro do Porto propôs a supressão do troço em via única, para que se pudesse arrancar com a duplicação da linha”.

Apesar da posição demonstrada no comunicado da CMT, Jaime Toga acredita que há falhas da parte do Presidente. “Digam o que disserem, o poder negocial da Câmara da Trofa é muito reduzido. Era justo que Bernardino Vasconcelos reconhecesse que geriu mal este processo”.

Nova geração Wireless

Nothing else matters...




"So close no matter how far...", assim começa uma das minhas músicas preferidas. Os Metallica nasceram em 1981 na Califórnia e desde então talento não lhes faltou...

Digg - mais um conceito da Web 2.0



Depois do conceito de tagging e no mesmo contexto da Web 2.0 surge o digg. "Diga lá outra vez?" - foi exactamente o que pensei quando me falaram deste novo termo.

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